sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Arte Afegã


Essa vai pra aqueles que apreciam a arte de uma outra forma.

Se você pensa que uma mostra de arte contemporânea Afegã pós talibã traria um céu azul limpo, repleto de passarinhos no outono , crianças ao parque no domingo , mulheres caminhando livremente com seus rostos descobertos , você esta enganado... O que a exposição no centro de Berlim com artistas afegas no traz e que, daquele lado do mundo esta muito longe de ser ainda o American way of life , ou mesmo um lugar onde se reside a paz. A maioria das obras das jovens artistas do Centro Afegão de Arte Contemporânea, situado na capital Cabul, traz tons e traços um tanto obscuro e sombrio.

"Nós queremos mudar o país, e não alcançaremos esse objetivo pintando flores e árvores", declarou uma das artistas em entrevista à revista alemã Der Spiegel.
Temas do mais subversivo possível em relação ao pais , Óleo sobre tela da pintora Jahan Ara Rafi e das demais artistas reflete o lado mais negativo do cotidiano do Afeganistão, os horrores da guerra, a falta de liberdade de expressão e a opressão às mulheres são os principais temas da mostra e de um livro de artistas afegãs.

Os trabalhos também foram reunidos em um livro com o título Make art, not war (Faça arte, não faça guerra, em tradução livre), da editora berlinense Patchworld. A maioria das pinturas das jovens artistas vem do Centro Afegão de Arte Contemporânea, situado na capital Cabul,

confere as fotos no site ae da bbc
Veja obras da mostra de artistas afegãs em Berlim

site que reuni as obras e demais comentários completos sobre o livro e as exposições.
http://www.patchworldverlag.com

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Mi nombre és tonho


O que é punk?? letras de protestos , moicanos ? atitude junkie ? aquele livro do Bivar? pode ser que eles nos de um bom auxilio de grande parte da historia e bla bla bla .
"Punk pode referir-se a um adepto da cultura , música ou moda punk. ou o Punk rock "o rock dos punks"tipo de música representado por bandas como, por exemplo, Sex Pistols, The Clash, Ramones etc.. , enfim definições clicês da web aparte.
Mas deixa pra lá essas coisas, estou aqui pra falar de uma banda na qual tem muito do rock nas veias
O que o "Mi nombre és tonho" banda assisense interior de sp, vem mostrando no decorrer dos shows é que, essas definições transcendem , ao juntar 5 caras de personalidades diferentes e ao mesmo tempo bem peculiares . os caras se reuniram sem pretençao pra fazer um som que tivesse outra cara (afinal a a evolução é necessária) um som que tem influencias que vão, perae, não vou ser cruel em dizer que eles ouvem ramones e the clash como costuma se aparecer no google quando se busca som punk né , não . Quando se fala no contexto da banda tem muito som bacana tocando na radiola desses caras ae, vão de colera até at drive in, sem contar a influencia do ultraviolence, dead kennedys o documentário botinada e a banda orfãos de governo (risos).
Brincadeiras a parte, vamos lá. Musicas proprias, voce tem musicas proprias? produz musicas proprias? yeah os caras também, e é isso que mais admiro nas bandas, em todos o sentidos seja elas pops ou punks, faça a sua e ve no que vai dar, no caso desses meninos tem saido muitas coisas empolgantes e frenéticas, riffs com total precisao ao serem executados com passages como solos do paulista (guita do mukeka di rato) ao crossover do ratos, e não estou dizendo que soa parecido ou igual , é apenas para ilustrar e dar vida a sua imaginação Sabe aquelas chamadinhas de hardcore? pra entra a batera tu pa tu pa tu pa? então tem também e é massa demais quando se está em um show desses, dá vontade sim, de correr no circle pit...algumas passagens subversivas de jazz pra voltar a energia do refrão punk.. coisa fina que me faz lembrar o Patife Band.
E as letras? se voce aprecia uma boa leitura de um zine, a banda disponibiliza um informativo alá do it yourself , no velho e bom faça você mesmo , que contém respectivas informações do grupo incluindo as letras assinadas pelos dois lucas da banda o boka e o lukinhas, estão relacionadas tematicas sobre problemáticas sociais, conflitos internos e pessoais mas de forma sarcastica bem divertidas e verdadeiras , musicas e letras que deverao embarcar em um cdzin logo logo. destaque pra musica " avante tonho " que é nada mais que um hino do grupo, e no refrão rola aquele velho sing along em um show divertido do começo ao fim, sujo, esquizofrenico contestador . assim como dever ser o punk

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Genesis

Saudações a todos os leitores deste blog , como primeira postagem pretentendo explicar o que venha a ser o " informal informações " que na verdade nem eu mesmo sei (risos) .Bom queria um espaço virtual no qual pudesse deixar textos, criticas sobre assuntos e temas que acredito que seria de utilidade aos leitores.
Não sei mais o que escrever, vou postar esse genesis só pra ficar como primeiro post mesmo
depois deixarei os textos mais legais.