sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Arte Afegã


Essa vai pra aqueles que apreciam a arte de uma outra forma.

Se você pensa que uma mostra de arte contemporânea Afegã pós talibã traria um céu azul limpo, repleto de passarinhos no outono , crianças ao parque no domingo , mulheres caminhando livremente com seus rostos descobertos , você esta enganado... O que a exposição no centro de Berlim com artistas afegas no traz e que, daquele lado do mundo esta muito longe de ser ainda o American way of life , ou mesmo um lugar onde se reside a paz. A maioria das obras das jovens artistas do Centro Afegão de Arte Contemporânea, situado na capital Cabul, traz tons e traços um tanto obscuro e sombrio.

"Nós queremos mudar o país, e não alcançaremos esse objetivo pintando flores e árvores", declarou uma das artistas em entrevista à revista alemã Der Spiegel.
Temas do mais subversivo possível em relação ao pais , Óleo sobre tela da pintora Jahan Ara Rafi e das demais artistas reflete o lado mais negativo do cotidiano do Afeganistão, os horrores da guerra, a falta de liberdade de expressão e a opressão às mulheres são os principais temas da mostra e de um livro de artistas afegãs.

Os trabalhos também foram reunidos em um livro com o título Make art, not war (Faça arte, não faça guerra, em tradução livre), da editora berlinense Patchworld. A maioria das pinturas das jovens artistas vem do Centro Afegão de Arte Contemporânea, situado na capital Cabul,

confere as fotos no site ae da bbc
Veja obras da mostra de artistas afegãs em Berlim

site que reuni as obras e demais comentários completos sobre o livro e as exposições.
http://www.patchworldverlag.com

Nenhum comentário: